quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Estilo Tardio

On Late Style - trata-se de um livro postumo de Edward Said e retoma algumas idéias de Theodor Adorno para analisar o momento na obra de artistas como Beethoven, Jean Genet e Thomas Mann, entre outros, quando a proximidade (ou a consciência mais aguda) da morte permitiria abandonar as convenções do seu tempo para criar uma arte dificil, radical e irregular. A idade avançada não como acomodação ou pacificação, mas como radicalização do irreconciliável.
" O estilo tardio é o que acontece quando a arte não abdica dos seus direitos em favor da realidade" escreve Said. E cita Adorno: "Na história da arte as obras tardias são as catastrofes".
"Tardio" é o que chega por ultimo, mas tambem o avançado e o mais recente. Pelos dois pontos de vista, o sentido é de extemporaneidade, em descompasso com o seu tempo, em desacordo com o presente.
Assim os últimos trabalhos de Beethoven, à época obscuros e irreconciliáveis, na verdade anunciavam a modernidade na música.
"O estado tardio é um tipo de exilio auto-imposto em relação ao que é geralmente aceitável. Ser tardio significaria, portanto, chegar atrazado para (e recusar) as recompensas que lhe são oferecidas por sua adequação à sociedade, o que inclui ser lido e facilmente compreendido por um grande número de pessoas".
Adorno é precisamente uma figura tardia, porque muito da sua obra militava ferozmente contra o seu próprio tempo.
E nisso sobressai a exaltação do artista e do indivíduo que, aquem ou alem do presente, resiste às identidades que lhe são impostas pelos que o cercam.
Tenho a impressão que é este sentimento que tiraniza e ao mesmo tempo consola àqueles, como eu, que já ultrapassaram a barreira dos sessenta anos de vida.
Nem de longe pensar em se ombrear com Adorno ou com os artistas consagrados citados acima.
Simplesmente entender que temos sim dentro de nós esse "estilo tardio" a configurar ensinamentos obtidos por toda uma vida. Hoje estas qualidades não são reconhecidas, e profissional que ultrapassou determinada idade é, via de regra, excluido.
Mas continuo acreditando que posso ser útil de alguma forma, e para tanto imaginei fazer desse blog algo mais que um simples passatempo ou um "jogar conversa fora" inconsequente, sobretudo quando esse país atravessa essa nova e maravilhosa fase de transformação.
Seria covardia ou um exercício de "tiradabundismo" não próprio para quem durante a vida sempre pregou a ousadia e a criatividade.
Portanto pretendo daqui para a frente exercer o meu "estilo tardio" tratando de assuntos relativos à minha experiência profissional.
Fui, e ainda sou um profissional da área vendas/marketing.
Trabalhei junto a vários mercados, mas é evidente que com alguns deles aprendi mais e, por que não dizer, me influenciaram mais fortemente.
Portanto entendi que era hora de especializar esse blog e a partir de agora vamos tratar de primeiro aprender, fazer uma reciclagem, assimilar novos conceitos e depois tratar de contribuir agindo como um veículo dos anseios dos vários atores que compõem esse vasto e generoso MERCADO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário