segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Causos Corporativos

"O vender como objetivo primordial".
Empresa espanhola recém chegada ao Brasil, fabricante de produtos de alta qualidade, buscando a estratégia correta para atingir um mercado ainda carente de produtos importados.
Foi a época em que |Fernando Collor finalmente abriu as portas do mercado brasileiro ao exterior.
Tinha e acredito que ainda tem enorme prestígio e seu nome é referenciado como "top de linha" em todo o mundo.
Promove anualmente nas suas fábricas na Espanha (região de Valencia) suas próprias feiras de promoção de novos produtos, onde recebe em casa a totalidade de seus clientes, bem como seus convidados - todos ligados no mesmo mercado.
Era uma festa maravilhosa e tambem muito produtiva. Show Rooms extremamente sofisticados apresentavam suas novas coleções e imediatamente eram coletados as respectivas ordens de compra.
Todos, absolutamente todos, desde o presidente até a recepcionista estavam ali para vender - sem eufemismos ou "não me toques".
Servia em média 2000 refeições/dia e possuía 2 bares, atendendo desde o café da manhã até o happy hour.
Agora em exemplo de como o espírito vendedor se concretiza como conceito irrefutável, evidenciando a autonomia de cada funcionário.
Cena - um dos bares:
Cliente brasileiro acabava de contratar um excelente pedido de compra.
Foi convidado, para brindar e comemorar esse início de parceria, em um dos bares.
Era um apreciador de conhaques e trazia consigo uma lista de nomes de marcas que estava interessado em comprar..
Pediu então ao barman que desse sua opinião e o orientasse para que de fato adquirisse o melhor.
O barman analisou a lista e disse-lhe que todos ali eram marcas de ponta, mas que infelizmente não mencionava o nome daquele que efetivamente ostentava o título do melhor entre os melhores.
Era um conhaque raro e de procedência nobre, portanto muito caro.
O nosso cliente imediatamente perguntou onde encontrar tal raridade. O barman se afastou por um momento e voltou com uma garrafa fechada daquele conhaque.
Abriu e serviu uma dose. Ao provar demonstrou grande admiração e aprovação entusiasmada.
No mesmo instante o barman fechou a garrafa e entregou ao cliente dizendo:
--- È seu, com nossos comprimentos.
Nota-se aí que o presente foi dado de imediato, sem pedir autorização de ninguém.
Autonomia visando o sucesso nos negócios

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