segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nada se cria... tudo se copia.

Confecções -
O Brasil hoje detém um número expressivo de empresas que se dedicam ao "glamoroso" trabalho de explorar a moda, buscando a cada ano acompanhar o desenvolvimento desse setor ou influenciar tendências e conceitos que serão assimilados pelo mercado comprador.
Conheci um dos proprietários de uma dessas empresas. Conhecer, talvez fosse atrevimento dizer -eramos companheiros de uma equipe de futebol, para a qual esse então jovem jogador se prontificou a produzir as suas camisetas em sua pequena malharia. Eram vermelhas.
Hoje essa malharia se transformou em uma marca respeitada e admirada.
Seu propritário tambem se transformou. Não é mais aquele rapaz tímido e ranheta e que era alvo de gosações dos companheiros, e se transformou no empresário vaidoso e inacessível.
Começo a conhecer um pouco desse mercado em razão da minha mulher, ela tambem uma design de acessórios e portanto inserida nesse meio.
Conto isso para comentar um incidente recem acontecido que a deixou bastante aborrecida.
Um de seus desenvolvimentos foi completamente copiado por uma dessas empresas que inadvertidamente detem meios e recursos, e por que não o monopólio, da exposição, da veiculação e da venda de seus produtos. Contam com o apoio da mídia, de promoters,de produtoras televisivas e demais canais próprios para divulgação.
Aos pequenos e quase sempre artezanais produtores só lhes resta tentar sobreviver buscando brechas criativas e ocasionais e via de regra tangenciando e buscando migalhas desse mercado.
No incidente da cópia sugeri que se enviasse uma carta manifestando seu desagrado.
A carta foi feita, mas como de costume e obedecendo o padrão brasileiro de acomodação, deixado de enviar.
Mas só por curiosidade relato abaixo o seu teor:
Prezado sr.
Sei que esse mundo da moda ou "fashion" é um terreno pantanoso e cheio de obstáculos, onde os valores e princípios as vezes se esmaecem dando lugar ao oportunismo e a ganância, que hoje é ironicamente traduzida por competitividade.
Sei tambem que a criatividade pura, aquela que impacta e quebra paradigmas, mostrando o novo e não a novidade, é uma utopia perseguida por aqueles que por oficio se dedicam ao tão chamado mundo da criação.
Mundo da criação?
Engano puro. Diria que aqueles que se arvoram a proclamar essa tão rara propriedade são vítimas de um processo de megalomania misturado com empáfia.
Portanto os "insights" criativos são, via de regra, fruto da sensibilidade do artista para detetar e assimilar conteúdo germinado alhures e em tempo indeterminado, atemporal e que estão contidos, no imenso ,incomensurável universo do "inconsciente coletivo", espaço democrático e acervo confiável de anseios, desejos e projetos ainda não realizados e para onde convergem os sonhos da humanidadae.
Dessa forma, procurando estar atenta a esses "sinais" e sempre dando atenção ao "acaso", é que de maneira modesta, crio meus produtos (acessórios).
Portanto não acredito que alguém possa simplesmente copiar e se apropriar de uma idéia, mas fiquei surpresa e digo de passagem orgulhosa, quando vi uma das minhas criações ornamentar modelos de sua última apresentação no SPFW.
Entendo que em algum momento fomos partícipes de escolha idêntica, reafirmando, por consequência, que temos sensibilidade parecidas.
Admiro e respeito o seu trabalho e lhe desejo sorte nesse seu empenho em difundir e valorizar a moda brasileira.
Atenciosamente,

Não importa que a carta não tenha sido mandada - o desabafo talvez sirva de alerta.

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