sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Paradigma

Essa palavra está cada vez mais em voga. È utilizada com frequência quando queremos vincar o conceito de mudanças radicais visualizando o novo, o inesperado. Tem uma conatação de ruptura com o convencional - a quebra e a reformulação de hábitos que se enraizaram embrutecendo a inovação.
Mas é preciso conhecer um pouco mais sobre essa palavra para podermos, enfim, utiliza-la com mais propriedade e, porque não dizer com mais autoridade.

Abaixo segue uma definição de Paradigma retirado do Le Monde Diplomatique.
Artigo-"Por novos paradigmas de produção e consumo".
Autores - Leandro Pereira Morais e Adriano Borges Ferreira Costa.
"Paradigma é uma palavra muito utilizada. Representa em seu uso corriqueiro um "modelo", um "padrão", até mesmo um modo de se compreender o mundo e uma sociedade. Apesar de ter sido utilizada por Platão e outros autores ao longo da história, a palavra paradigma foi disseminada e popularizada recentemente pelo físico Thomas Kuhn, em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962. Trouxe à tona o uso do conceito de paradigma para formular sua tese sobre a evolução não linear e contínua da ciência. Afirmou que não se trata de um processo de acumulação de conhecimento, mas que o progresso científico se dá por meio de saltos e quebras e, portanto, de mudanças de paradigmas. A prática científica pressupõe uma pré-compreensão do real que determinará o objeto, o método e o tipo de investigações. A verdade de cada teoria funciona apenas dentro do seu paradigma. Nesse sentido, os cientistas avançam dentro dos problemas que o paradigma escolhido permite detectar, de forma que a mudança de paradigma traga novos e diferentes tipos de questões como prioritárias e legítimas".

Portanto ao conhecer melhor esse termo, é necessário rever um pouco nossos próprios conceitos e, muito importante, relembrar sempre quando eles disseram..."não se trata de um processo de acumulação de conhecimento, mas que o processo científico se dá por meio de saltos e quebras"...
Portanto esse momento que estamos vivendo será abalado, sacudido por saltos e quebras na outora tranquila observação linear dos nossos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário