quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Gastronomia

Entender a Gastronomia analisando-a sob um novo ângulo,  e esquecer aqueles previsíveis e aborrecidos que a tratavam de maneira rasteira, pequena e sem substância, como as simplificações comuns de resumi-la à receitas, modo de preparo, etc.
È preciso priorizar um enfoque fortemente transdisciplinar e comparativo, colocando a Gastromia como catalizadora das emoções, idiossincrasias, ilusões, percalsos que cercam o cotidiano do ser humano,
Para se conhecer melhor esse trabalho é interessante mencionar que ele foi obtido de maneira simples e sem qualquer pretensão de academicismo ou de falsa intelectualidade. D Noois aspectos foram primordiais: a memória e o observador.
A cultura não depende apenas (ou nada) do que podemos absorver de um livro em particular, mas da nossa capacidade de "situar" o livro e/ou a informação num contexto feito de relações com outros livros e/ou outras informações.
Sófracles dizia - "A memória é a rainha das coisas". No sentido de concatenar idéias, relaciona´las entre si, buscando conhecimento, reciclando-o e libertando-o da ortodoxia das interpretações.
o observador, por sua parte, é aquele que realmente "acorda" pela manhã e que continua "desperto" para entender e decodificar cada novo acontecimento, identificando-o e valorizando-o.
Estar atento ao momento aleatório e fundamental do insight e ver deslumbrado que o mosaico finalmente se encaixa e faz sentido.
Portanto é fundamental o papel do observador
A relatividade, o princípio da incerteza, mostra-nos até que ponto o observador de hoje interage e intervem nos fenômenos. A ele abre-se a possibilidade de um ponto privilegiado , onde ele tem acesso a realidade que o espaço e o tempo, a matéria e a energia habitualmente nos dissimulam.
O fantástico nada mais é do que uma manifestação das leis naturais, um resultado do contato direto com a realidade quando esta nos chega diretamente e não filtrada pelo véu do sono intelectual, pelos hábitos, pelos preconceitos, pelos conformismos.
Portanto relacionando-se a memória com o observador, ter "olhos de ver" a Gastronomia como o embrião de uma nova filosofia a nos orientar no difícil caminho do relacionamento humano. Traze-la par um novo patamar que a enobrece e a vincula a uma nova ciência moderna, generosa, paricipativa e aberta para atraves dela, entendermos a nossa modernidade, indiscultivelmente interessada em buscar valores atrelados ao humanismo e a fraternidade, com a ética e coma interação com a natureza.
Segundo Câmara Cascudo "o significado da comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se".
Algumas cozinhas deveriam ser estudadas dentro de centros científicos, acompanhado talvez, por teólogos e especialistas em paranormalidade. Esses cozinheiros "milagrosos" farão a transformação da matéria em ilusões quiméricas. Sua matéria prima continua a ser nacos de carne, camarões e pescado em geral, produtos horti-fruti-granjeiros, mas tratados com a imaginação e  dos magoso desernimento dos magos
A Gastronomia como comunicação, aceitando-a como fornecedora de informação. Descobrir outros atributos como arte, conselho, tecnologia, teoria e motivação. È fundamental reconhecer sua universalidade

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