domingo, 17 de janeiro de 2016

CAUSOS CORPORATIVOS


Exportação -

Vemos com tristeza o fraco desempenho de nossas exportações atingindo  performance ridículas, com números muito aquem daqueles ideais para equilibrar nossa balança comercial.
É forçoso reconhecer que não temos agido no mercado internacional com a devida agressividade que se requer em momento de tamanha competitividade e protecionismo, como o que se afigura no momento.
Não adianta oferecer desculpas esteriotipadas e gastas, sem imaginação como a famosa de que o custo Brasil é o responsável pelo nosso mau desempenho.
Ele pode ser um impedimento a mais no processo, mas seguramente não é o mais importante.
O fundamental, é ter vontade política para vender.
Nossas empresas tem equipes de vendas preparadas para esse desafio? Ou simplesmente saem a procura de negócios sem o devido planejamento e pior, sem a devida garra e vontade de vender que caracteriza o predador  em busca de alimento.
Apatia típica da nossa cultura derrotista e com a síndrome do complexo de inferioridade, legados que nos deixaram as raças que configuraram o homem brasileiro - o homem cordial. Herança ibérica, misto de conformismo com fatalismo.
E a nossa diplomacia comercial?
Nossos diplomatas são verdadeiros "dandis", convivendo com elegância e desenvoltura em festas e efemérides inócuas e estéries oferecendo imagem de homens educados e elegantes, porem fazem questão de não se emiscuirem em qualquer atividade que possa se confundir com vendas.
Exportar é uma verdadeira guerra e o Brasil e seus diplomatas se comportam como a vestal do templo, toda pudica e transpirando inocência.
Estes homens tambem acreditam que é incompatível o convívio espúrio com atividades de venda.
Enquanto isso, nossos inimigos, aguerridos e extremamente agressivos esquecem os salamaleques dos jogos de salão e arregaçam as mangas, defendendo com unhas e dentes as políticas comerciais de seus respectivos países.
Essa análise alem de confessadamente pretensiosa e institucional, cabe perfeitamente quando configurado em nossa própria empresa da época onde o departamento de exportação primava por sua performance medíocre, não colaborando em nada para o aumento de nossos negócios com o exterior.
Já no inicio, nos primórdios, desde o anúncio dos integrantes desse departamento já era possível prever sua ineficácia.
E como diz a lei de Murphy: "Da onde menos se espera, daí que não sai nada mesmo".
Eram dois senhores que já tinham passagens por outros setores em cargos diferentes e em nenhum deles obtiveram sucesso.
Mas eram elegantes e de fino trato, alem, é claro, de certa proteção da diretoria, nunca explicada.
Voltavam com relatórios impecáveis, minuciosos, com detalhes e aspectos gerais de cada país específico, mas...nenhum resultado prático - vendas zero!!
O inacreditável é que permaneceram por muito tempo exercendo sua incapacidade.
Esses erros somados a outros erros conceituais contribuiram para a derrocada total dessa organização.
A empresa e principalmente a sua Marca não resistiram e simplesmente desapareceram na bruma espessa da história, que não perdoa a incompetência.
Em contra partida e aí já colaborando como consultor de uma grande cerâmica espanhola pude constatar como era primordial em seu plano estratégico incentivar e priorizar política de modernização e otimização do seu departamento de exportação.
Incentivo para a produtividade baseada em estudos que orientavam políticas de exportação vencedoras, visando vender mais e com mais lucratividade.
O folclore, que via de regra, alimenta as várias "estórias" das empresas, narra uma específica e muito significativa própria para essa situação.
Diz a lenda  que determinado profissional designado a atender determinado mercado no exterior, sempre voltava com muitas desculpas e nenhuma ordem de compra.
Dizia sempre:
----Existem muitas perspectivas.
E acada viagem e novos fracassos desculpava-se sempre com o seu velho argumento:
---São muitas as perspectivas.
Cansados dessas evasivas os responsáveis resolveram a situação.
No dia do pagamento, o funcionário recebeu o seu holerite da seguinte forma -
"Vale 5.000 perspectivas!!!
Quem vende realidade ilusória recebe em perspectivas.


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