domingo, 17 de janeiro de 2016

CAUSOS CORPORATIVOS

Sinergia - Suas origens.  --

Houve uma época que como executivo de vendas de empresa multinacional, me deparei com uma situação inusitada.
Tínhamos um cliente que como fabricante de utencílios agrícolas, como foices. machados, enxadas, e outros era consumidor regular de nossos produtos de linha.
Havia uma grande aproximação entre nossas empresas, fruto de anos de convivência bastante produtiva.
Com o correr do tempo começamos a entender que nossas relações poderiam ficar bem mais próximas, maximizando nossas trocas visando atender mercado reprimido e ainda embrionário, mas bastante promissor.
È preciso esclarecer que dentro de nossa linha de produção havia um produto específico para afiar exatamente aqueles produtos por eles fabricados.
Era uma pedra em formato elíptico muito conhecida e admirada, principalmente no interior no interior do Brasil.
A tal ponto ela era importante que conferia ao seu possuidor certo "status" que agregava valor àquele que orgulhosamente a levava em seu bolso traseiro, mostrando-a dissimuladamente.
Ela era comercializada e vendida normalmente para grandes distribuidores que tinham ramificações nos glotões mais remotos do país.
Mas assim mesmo tínhamos certeza que ainda era necessário mais esforços no sentido de atingir essa imensa demanda reprimida.
Daí surgiu a idéia de propormos um "fato novo" àquele cliente referido no início.
Eles podiam acrescentar ao seu port-fólio, alem de seus produtos a nossa pedra como complemento e com imensa sinergia, visando atender o consumidor final.
Não foi fácil convencer nossa diretoria desse "achado" comercial, pois teríamos que abrir mão do nosso nome e transferi-lo e aceita-lo com um novo nome - o nome do cliente.É evidente que continuaríamos a fabrica-la normalmente e sem prejuizo de nossa vendas normais.
Era, para a época, um negócio ousado e inusitado, mas com enormes perspectivas comerciais.
Resumindo, fechamos o negócio e o cliente após consultar suas fontes ficou entusiasmado com as respostas positivas e imediatamente nos deu ordem de compra que abrangia uma quantidade muito maior que as nossas espectativas mais otimistas poderiam supor.
Era uma nova maneira  de se entender o valor da sinergia, e sem dúvida esta abordagem imaginativa foi uma das pioneiras dessa nova forma de negociação

Nenhum comentário:

Postar um comentário