domingo, 17 de janeiro de 2016

CAUSOS CORPORATIVOS

Falar 2 linguas -
Empresa alemã, rígida e sem jogo de cintura, privilegiando a sisudez, a pontualidade e a busca de resultados, alicerçada na convicção draconiana da eficácia de seus executivos financeiros.
Sim, porque o julgamento de performance era muito simplório e rasteiro, pois acreditava no profissional que tinha a máquina de calcular como guia, a indicar os caminhos mais promissores.
O riso, a brincadeira, a gosação inocente tão importante para a aproximação das pessoas, gerando em consequência o tão almejado "espírito de corpo", extremamente necessário para alavancar, através da união de seus vários departamentos, o sucesso  programado, esses atributos não eram valorizados.
Ao contrário, gerava mau estar e repreensão.
Executar projeto visando melhorar eficácia, por exemplo, no lançamento de um novo produto, baseado em estudos do departamento de vendas, eram barrados e não executados até que um "liminar" financeiro, baseado só em números, desse a sua aprovação final.
O presidente da empresa, todo final de ano, patrocinava com pompa, o encerramento do ano, convocando todos os executivos para um jantar comemorativo.
Nessa ocasião fazia um retrospecto do ano e aproveitava para contar sempre a mesma piada, velha e sem graça, do gato que falava 2 linguas. Dizia ele que o gato fazia plantão em frente a ratoeira e começava a latir. O rato achando que estava seguro saía e era devorado.
Essa merda, sem imaginação e sem humor era aplaudida pela platéia submissa e sem personalidade.
Mas esse exemplo de piada deveria incentivar esse presidente a por em prática o conceito velado desse pseudo humor.
Devia entender que ele concentra um universo imenso de correlações que o credenciam a ser portador de verdades ainda não manifestadas mas que encerram grandes soluções.
Deveria então promover as revoluções que a metáfora das 2 linguas propõe para incentivar que todos os departamentos falassem "várias" linguas e assim fazendo promoveria a união ecumênica de seus profissionais.
Mas para isso precisaria de outros atributos que infelizmente a máquina de calcular (o lado financeiro) não pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário