terça-feira, 7 de julho de 2009

explicaçaõ

A este observador, talvez, fosse oportuno que focasse mais de perto onde efetivamente obteve informações, as quais, serão inevitavelmente alvo de suas ponderações.
Durante mais de 40 anos conviveu e portanto colaborou com empresas grandes, médias e pequenas, bem como, com multinacionais, tendo inclusive experiências como pequeno empresário. Esse é um universo de experiências acumuladas bastante fértil em análises, que nos conduzem a conhecer melhor as atitudes comportamentais das empresas através da somatória diversificada das pessoas físicas que a compõem.
Com esses elementos é possível colocar as empresas dentro desse novo contexto de desenvolvimento que até agora (antes da crise financista), privilegiava a globalização e primordialmente a competição predatória, vincada no enaltecimento do individualismo.
Empresas são entidades impessoais, pessoas jurídicas, portanto são regidas pelas decisões da somatória de suas pessoas físicas, que certamente darão a ela uma imagem e um caráter semelhante ao que pensam seus executivos e subordinados. Enfim, formarão a sua cultura.
Nesse momento é necessário também se observar que este universo está grosseiramente dividido entre grandes, pequenas e médias empresas.
É óbvio e cristalino que são categorias completamente distintas e cada uma delas detêm características e culturas particulares e antagônicas.
Necessário também esclarecer que aqui não se tem a pretenção de apresentar um "tratado", um "estudo" a dissecar os diferentes aspectos desse assunto, o que seria pretencioso demais, quanto mais não fosse, uma tentativa além do que se propõe esse blog.
Com o passar do tempo e parcimoniosamente aparecerão análises vividas, crônicas, citações, parábolas, etc, todas abordando de forma discontraída, com humor e espírito, esse tema.
Concomitante com esse assunto e com os mesmos alertas e explicações dados acima, gostaria também de partilhar outro tema que para mim é essencial quando se analisa de forma simples e descompromissada o comportamento humano.
Falo de Gastronomia.
Aprendi a conviver com a culinária e agradeço imensamente as circunstâncias fortuitas que a ela me aproximaram.
Ela é generosa quando nos preocupamos em entender sua significação e importância quando se analisa a evolução e aprimoramento do ser humano.
No decorrer do tempo vamos nos conhecer melhor, conhecendo os anseios, desejos, pecados, indiossincrasias e desabafos desses 2 universos aparentemente díspares, mas que tem seu elo de ligação e convergência, só necessitando um pouco de imaginação e ousadia para entender como convivem empresas "temperadas" pela Gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário